O que é PDCA? Ciclo PLAN-DO-CHECK-ACT

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O que é PDCA?

O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) é uma técnica iterativa de resolução de problemas de quatro etapas usada para melhorar os processos de negócios. Originalmente desenvolvido pelo físico americano Walter A. Shewhart durante a década de 1920, o ciclo se inspira na avaliação contínua das práticas de gerenciamento e na disposição da administração de adotar e desconsiderar ideias sem suporte.

O método foi popularizado pelo pioneiro do controle de qualidade Dr. W. Edwards Deming na década de 1950, que cunhou o termo “Ciclo de Shewhart” em homenagem a seu mentor. Foi Deming quem percebeu que o Ciclo PDCA poderia ser usado para melhorar os processos de produção nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Principais conclusões.

O ciclo PDCA é uma técnica de quatro etapas usada para resolver problemas de negócios.
Muitos gerentes, sem saber, usam o ciclo PDCA, pois ele abrange muito da mesma estrutura do gerenciamento estratégico.
A última etapa do Ciclo PDCA (act) exige ações corretivas para estimular e sustentar a melhoria contínua dos negócios.
O processo PDCA é semelhante à filosofia empresarial japonesa de Kaizen.
Muitas grandes corporações, como a Toyota e a Nike, tiveram um crescimento dramático após a implementação dos métodos PDCA ou Seis Sigma.

Como funciona o ciclo PDCA, o que é?

O Ciclo PDCA pode ajudar a diferenciar uma empresa de seus concorrentes, principalmente no mundo corporativo de hoje, onde as empresas estão sempre buscando maneiras de simplificar seus processos, reduzir custos, aumentar lucros e melhorar a satisfação do cliente.

Muitos gerentes aplicam o Ciclo PDCA sem saber para ajudar a direcionar suas organizações, pois ele abrange os princípios básicos do planejamento estratégico. Os quatro componentes do Ciclo PDCA são descritos abaixo.


Plano — PLAN

Um plano de projeto bem definido fornece uma estrutura para as operações. É importante ressaltar que deve refletir a missão e os valores da organização. Deve também mapear os objetivos do projeto e indicar claramente a melhor forma de alcançá-los.


Fazer – DO

Este é o passo onde o plano é colocado em movimento. O plano foi feito por um motivo, sendo importante que os jogadores o executem conforme descrito. Esta etapa pode ser dividida em três subsegmentos, incluindo o treinamento de todo o pessoal envolvido no projeto, o processo real de realização do trabalho e o registro de percepções ou dados para avaliação futura.


Verifica – Check

Normalmente, deve haver duas verificações ao longo do projeto. Primeiro, as verificações com a implementação garantem que os objetivos do projeto estão sendo alcançados. Em segundo lugar, uma revisão mais abrangente do projeto realizada após a conclusão aborda os sucessos e falhas para que ajustes futuros possam ser feitos.


Agir – ACT

A etapa final é tomar medidas corretivas uma vez que os erros do passado tenham sido identificados e resolvidos. O Ciclo PDCA é repetido e pode ser redefinido talvez para melhores resultados sob novas diretrizes.

Dada a sua natureza cíclica, o ciclo PDCA é algo que as empresas podem instituir uma vez e depois usar para iterar e melhorar continuamente suas operações.

O Ciclo PDCA e Kaizen

O processo PDCA é semelhante à filosofia de negócios japonesa de Kaizen, que, quando traduzida, significa “mudança para melhor” ou “melhoria contínua”. Kaizen é onde todos os funcionários estão envolvidos na melhoria da produtividade, encontrando eficiências no ambiente de trabalho. Como o ciclo PDCA, o Kaizen visa a melhoria contínua por meio de pequenas mudanças incrementais.

Exemplos de mudanças que podem ser feitas por meio de Kaizen ou PDCA são o uso de novos sistemas, a eliminação de desperdícios ou a implementação de entrega just-in-time. Nem todas as mudanças precisam ser pequenas ou incrementais.

O conceito por trás do PDCA e do Kaizen é que a cultura de uma organização muda à medida que os funcionários aprendem a ser solucionadores de problemas e pensadores críticos. O ciclo PDCA testa as ideias dos funcionários, ajusta-as e as implementa, caso tenham potencial. O ciclo é um processo iterativo que continuamente testa conceitos e promove melhorias.


Benefícios do Ciclo PDCA

As empresas que buscam aprimorar seus processos internos e externos geralmente implantam a metodologia PDCA para minimizar erros e maximizar resultados. Uma vez estabelecido, as empresas podem repetir o Ciclo PDCA e torná-lo um procedimento operacional padrão. O estágio final da metodologia, “Act”, toma ações corretivas e torna a metodologia ideal para esforços de melhoria contínua.


Exemplos do Ciclo PDCA


Clínica Mayo

A Clínica Mayo, um hospital e centro de pesquisa sem fins lucrativos de classe mundial, realizou um estudo de melhoria de qualidade que analisou os tempos de espera para pacientes que eram possíveis candidatos a cirurgia de implante coclear de grande porte. A ideia era empregar os princípios Kaizen para remover barreiras e melhorar o acesso dos pacientes.

O estudo analisou o refinamento de tratamentos específicos, o gerenciamento de registros de pacientes e os tempos de espera. Em última análise, houve resultados positivos para os pacientes. Entre os resultados, o tempo médio do ciclo para testes de candidatura diminuiu de 7,3 para 3 horas, e o estoque total de estoque da clínica foi reduzido em 31%.


Toyota

Em 2021, a Toyota Motor Corporation era a sétima maior empresa do mundo em receita, de acordo com a FXSSI.2 Kaizen e Toyota são sinônimos porque os princípios da Toyota e “The Toyota Way” definem a ideia de melhoria contínua no sistema de produção . Os funcionários da Toyota recebem incentivos para encontrar práticas ineficientes e projetar maneiras de melhorá-las, e a aplicação do ciclo PDCA auxilia na rápida tomada de decisões.

Nike


A Nike adotou o “lean”, uma filosofia semelhante ao Kaizen. O manifesto de inovação da empresa afirma: “Lean é a base de como avançamos na fabricação sustentável”. O manifesto reflete a cultura de melhoria contínua da Nike, que conta com quem está mais próximo do trabalho para solucionar problemas e entregar produtos de qualidade no prazo.

Quando o principal fabricante de calçados esportivos foi criticado por pagar salários baixos, a empresa empregou o PDCA para capacitar seus funcionários, parceiros e clientes. Incentivos foram oferecidos às fábricas para melhorar as condições de trabalho e um sistema de pontuação avalia o desempenho das instalações de produção.

A empresa melhorou as condições dos trabalhadores, eliminou o desperdício e empregou gerentes orientados para o valor. O compromisso com métodos enxutos e Kaizen ajudou a Nike a dobrar seu tamanho de cerca de US$ 100 bilhões em 2015 para mais de US$ 200 bilhões em 2021.


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Conclusão – O que é PDCA


O Ciclo PDCA, PDSA, Kaizen e Six Sigma são formas comprovadas de melhorar continuamente os processos. Muitas empresas, incluindo Nike, Toyota, Mayo Clinic e muitas outras, tiveram um crescimento dramático depois de empregar uma ou mais dessas estratégias iterativas. O conceito muda a cultura de um negócio para que todas as partes interessadas tenham contribuições e possam atuar como solucionadores de problemas e pensadores críticos. O resultado são mais ideias para mudanças.

Fonte: investopedia.com

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