O que é Benchmarking? Definição e Exemplos

O que é Benchmarking Definição e Exemplos
O que é Benchmarking Definição e Exemplos

O que é Benchmarking? é uma palavra usada para descrever um padrão objetivo para comparação.
Ao estudar outras empresas em um setor semelhante, você pode encontrar áreas em que sua empresa falha e precisa ser melhorada. Isso é conhecido como benchmarking e ajuda você a entender o que é preciso para ser um player líder do setor.

Benefícios do Benchmarking

Análise da concorrência


Ao identificar áreas em seu negócio onde você deseja melhorar e comparar seu desempenho atual com seus concorrentes, sua empresa pode se esforçar para melhorar a execução dez vezes. O uso de benchmarks dessa maneira permite que as empresas obtenham uma vantagem estratégica sobre os concorrentes e melhorem as médias do setor.

Monitor de desempenho


O benchmarking envolve olhar para as tendências atuais em dados e prever tendências futuras com base em seus objetivos. Para saber se você é bem-sucedido, o benchmarking precisa ser um processo contínuo. Monitorar o desempenho é uma característica inerente a ele.

Melhoria continua


Além de monitorar o desempenho, a melhoria contínua é um atributo essencial do benchmarking. Isso ocorre porque o objetivo do benchmarking é melhorar um determinado elemento do negócio. Essa melhoria não deve ser apenas algo que é melhorado uma vez e esquecido, mas algo que melhora com o tempo.

Planejamento e definição de metas


Depois que o benchmarking é feito, metas e métricas de desempenho são definidas para melhorar o desempenho. Essas metas são metas novas e mais competitivas para a empresa, mas devem ser alcançáveis. Se as metas não forem realistas, a equipe perde o ímpeto e as metas estão fadadas ao fracasso.

Incentivar a propriedade


À medida que as empresas analisam seus processos e métricas, elas precisam fazer perguntas difíceis para obter todas as respostas de que precisam. Isso inclui conversar com todos na empresa e entender suas funções. Ao fazer essas perguntas e obter uma melhor compreensão do papel de todos, a propriedade do processo e do desempenho é incentivada. Isso significa que os funcionários se orgulham de seu trabalho e do trabalho que realizam. Esse orgulho leva a um melhor desempenho e a um resultado de maior qualidade.

Conheça os pontos fortes da sua empresa


O benchmarking pode determinar onde sua empresa está agora em comparação com onde você deseja que ela esteja. Se você está ponderando melhorar algum processo em seu negócio, o benchmarking é uma maneira de ver como você pode se diferenciar e ter mais sucesso, delineando as etapas necessárias para chegar lá.

O que é PDCA? Ciclo PLAN-DO-CHECK-ACT


Processo de Benchmarking


planejamento


A primeira fase do benchmarking é a fase mais importante do processo. O planejamento inclui destacar onde você deseja melhorar, com quem você comparará e como você visualiza o sucesso. Somente após concluir esta etapa, você pode passar para a próxima etapa, pois o resultado do planejamento se concentrará nas informações que você precisa coletar e no que parece ser o sucesso.

Coletar Dados


Após o planejamento, o benchmarking consiste em coletar informações sobre seu processo e como seus concorrentes estão se saindo. Se você deseja melhorar a satisfação do atendimento ao cliente, deve entender os processos envolvidos no departamento, como as chamadas e comunicações são tratadas e como ele difere de seus concorrentes. Talvez você possa falar com alguém em outro call center ou ligar diretamente para o centro para ver em primeira mão o processo. Neste ponto, é importante reunir o máximo de informações possível.

Análise de dados


Depois de sentir que tem todas as informações que pode reunir, pode começar a planejá-lo e começar a entender os pontos fracos que pode ter. É importante lembrar que nesse ponto do processo nenhum negócio é perfeito e você deve ter a mente aberta para analisar as informações com objetividade. Após começar a descobrir as descobertas, você pode redigir um relatório e começar a discutir as próximas etapas para obter um melhor desempenho nessa área.

Ação


Submeter descobertas a um departamento nunca é fácil, especialmente quando você está propondo mudanças. A coleta e a análise de informações só são valiosas se você puder implementar mudanças e melhorar sua empresa no processo. Ganhar adesão departamental pode envolver concessões, portanto, certifique-se de que seu MVP proposto seja aceito e corresponda ao sucesso destacado na fase de planejamento.

Monitoramento


Nenhum programa está completo sem monitorar os resultados para determinar o sucesso do programa. A fase de implementação destacará métricas e metas de sucesso em um determinado período, portanto, monitorar essas métricas e metas é a única maneira de entender o impacto da mudança. Dependendo do resultado desejado, o monitoramento pode ser de curto ou longo prazo.

Exemplos de benchmarking


Benchmarking: Este tipo de análise ajuda você a entender melhor o desempenho relativo de seus processos em comparação com outras indústrias. Ao estudar outras empresas do setor, você pode aprimorar seus procedimentos para torná-los mais eficientes e econômicos.

O benchmarking estratégico é semelhante ao benchmarking de processo: trata-se de melhorar partes de sua empresa examinando outras no setor. A comparação estratégica está preocupada com a estratégia e como criar uma estratégia que aumentará sua competitividade em seu campo.

O benchmarking de desempenho é o processo mais difícil de melhorar porque requer conhecimento das métricas e procedimentos dos concorrentes, bem como mudanças nos processos de nível inferior dentro de sua empresa. A introdução de novos procedimentos é difícil em qualquer negócio porque requer a aprovação de vários níveis diferentes da organização. O benchmarking pode descobrir descobertas que podem não ser práticas nos negócios sem criar um plano de implementação de longo prazo. Essas alterações podem ser as alterações mais eficazes e bem-sucedidas para uma corporação.


Definição Academica de Benchmarking

Benchmarking é a prática de comparar processos de negócios e métricas de desempenho com os padrões da indústria e as melhores práticas de outras empresas. As dimensões normalmente consideradas são qualidade, tempo e custo.

Benchmarking é uma técnica que envolve medir o desempenho usando um indicador específico (custo por unidade de medida, produtividade por unidade de medida, tempo de ciclo de x por unidade de medida ou defeitos por unidade de medida) e, em seguida, comparando-o com outros para determinar o desempenho geral do sistema.

Dessa forma, também conhecido como “benchmarking de melhores práticas” ou “benchmarking de processos”, este procedimento é empregado na gestão para avaliar vários aspectos de seus processos em comparação com os processos de empresas consideradas de maior grau de excelência de processos, processos esse normalmente definido por um grupo de pares. Isso facilita o desenvolvimento de planos que abordam melhorias específicas ou adaptações a práticas específicas que visam aumentar algum aspecto do desempenho. O benchmarking pode ser considerado uma ocorrência isolada, mas muitas vezes é considerado um processo contínuo no qual as organizações buscam melhorar suas práticas.

Benchmarking de Gerenciamento

Benchmarking de gerenciamento de projetos também pode ser usado para selecionar, planejar e executar projetos.

O benchmarking de melhores práticas é um processo que identifica as melhores empresas de um setor específico, ou outro setor com processos semelhantes, e compara os resultados e métodos das empresas estudadas com seus próprios resultados e métodos. Isso facilita a compreensão da eficácia das metas pretendidas e dos processos subjacentes que explicam por que essas empresas são bem-sucedidas. De acordo com o Conselho Nacional de Medição em Educação, os testes de referência [4] são avaliações curtas e periódicas que os professores utilizam ao longo do ano letivo para monitorar o desenvolvimento do aluno em uma área específica. Estes também são referidos como governos de transição.

Em 1994, foi lançada a primeira revista técnica dedicada ao benchmarking: Benchmarking: An International Journal.

Manual da Qualidade

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile