O que é Gestão da Qualidade?

O que é Gestão da Qualidade
O que é Gestão da Qualidade

A gestão da qualidade(GQ) é o ato de supervisionar todas as atividades e tarefas que devem ser concluídas para manter um nível desejado de excelência. Isso inclui a definição de uma política de qualidade, desenvolvimento e implementação de planejamento e garantia de qualidade, controle de qualidade e melhoria da qualidade.

Em geral, a gestão da qualidade se concentra em atingir metas de longo prazo implementando iniciativas de curto prazo.

Conheça a Gestão da Qualidade(GQ)

Em sua essência, GQ é uma filosofia de negócios que promove a ideia de que o sucesso de longo prazo de uma empresa vem da satisfação e lealdade do cliente. O GQ exige que todas as partes interessadas no negócio trabalhem juntas para melhorar processos, produtos, serviços e a própria cultura da empresa.

Embora o Gestão da Qualidade possa parecer um processo intuitivo, ele nasceu como uma ideia revolucionária. A década de 1920 viu uma crescente dependência da estatística e da teoria estatística nos negócios, e o primeiro gráfico de controle conhecido foi produzido em 1924. As pessoas começaram com a teoria estatística como base e eventualmente co-criaram o método de controle estatístico de processo (SPC). No entanto, foi somente na década de 1950 que ele foi implementado com sucesso em um ambiente comercial.

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Exemplos de gestão da qualidade

O exemplo mais famoso de gestão da qualidade total é o sistema Kanban implementado pela Toyota. Kanban é um sinal físico que cria uma reação em cadeia que leva a uma ação específica. A Toyota usou essa ideia para implementar seu processo de estoque just-in-time (JIT). Para melhorar a eficiência da linha de montagem, a empresa decidiu manter estoque suficiente para atender aos pedidos dos clientes.

Portanto, todas as peças da linha de montagem da Toyota recebem um cartão físico com um número de estoque associado. Pouco antes de a peça ser instalada no carro, o cartão é removido e movido para cima na cadeia de suprimentos, solicitando efetivamente outra peça idêntica. Isso permite que a empresa mantenha estoques enxutos e não acumule ativos desnecessários.

O exemplo mais famoso de gestão da qualidade é o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, um padrão internacionalmente reconhecido para garantir que os produtos e serviços oferecidos por uma organização atendam às expectativas dos clientes. Outros exemplos incluem o benchmarking, que envolve a comparação de produtos, serviços e processos da empresa com os melhores no mercado; o Controle de Qualidade de Processo, que monitora o desempenho de processos específicos ao longo do tempo; e o Programa de Garantia da Qualidade, usado para garantir que os produtos e serviços da empresa atendam aos padrões estabelecidos.

O que é ISO 9001? Gestão da Qualidade

Inicialmente podemos dizer que é uma norma internacional que fornece as diretrizes para a implementação de um sistema de gestão da qualidade abrangente, visando melhorar a eficiência e produtividade de uma organização.

A ISO 9001 estabelece requisitos para a estrutura de um sistema de gestão da qualidade, definindo os processos necessários para assegurar que os produtos e serviços fornecidos atendam às necessidades dos clientes e outras partes interessadas.

Estes processos são complementados por um conjunto de princípios de gestão da qualidade, que garantem que as atividades da empresa sejam orientadas para o atendimento das necessidades dos clientes.

Porque implementar a ISO 9001?

A ISO 9001 ajuda as empresas a melhorar a eficiência e produtividade, ao estabelecer processos para identificar, medir, monitorar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços fornecidos. Além disso, a ISO 9001 fornece uma abordagem sistemática para a gestão da qualidade, a qual inclui a gestão de mudanças, o controle de documentos, o acompanhamento de desempenho e o gerenciamento de reclamações dos clientes.

Um das ferramentas da Gestão são o benchmarking, que envolve a comparação dos produtos, serviços e processos da empresa com os melhores do mercado; Controle de Qualidade de Processos, que monitora o desempenho de processos específicos ao longo do tempo; e o Programa de Garantia da Qualidade, utilizado para garantir que os produtos e serviços da empresa atendam aos padrões estabelecidos.

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