O que é ISO 9001? Norma do Sistema de Gestão da Qualidade

Qualidade O QUE É ISO 9001
Qualidade O QUE É ISO 9001

Definição do Glossário de Qualidade: ISO 9001

A ISO 9001 é definida como a norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) . As organizações usam o padrão para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e regulamentares. É o padrão mais popular da série ISO 9000  e o único padrão da série para o qual as organizações podem se certificar.

A ISO 9001 foi publicada pela primeira vez em 1987 pela Organização Internacional de Normalização (ISO), uma agência internacional composta por organismos nacionais de normalização de mais de 160 países. A versão atual da ISO 9001 foi lançada em setembro de 2015.

Porque implementar a ISO 9001?

A ISO 9001 ajuda as organizações a garantir que seus clientes recebam consistentemente produtos e serviços de alta qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios, incluindo satisfação dos clientes , gerenciamento e funcionários.

Como a ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade eficaz, as organizações descobrem que o uso da norma as ajuda a:

  • Organizar um SGQ
  • Crie clientes, gerentes e funcionários satisfeitos
  • Melhorar continuamente seus processos
  • Economize custos

Em Nevada, o Distrito Escolar do Condado de Clark usou a ISO 9001  para economizar US$ 174 milhões em 10 anos em despesas reais e redução de custos. Mais de 3.000 funcionários foram treinados de acordo com o padrão, possibilitando três componentes críticos para o sucesso do sistema: treinamento, comunicação e respeito e eficiência.

Quem deve usar a ISO 9001?


A ISO 9001:2015 é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor. Mais de um milhão de organizações de mais de 160 países aplicaram os requisitos da ISO 9001 aos seus sistemas de gestão da qualidade.

Organizações de todos os tipos e tamanhos descobriram que o uso da ISO 9001 as ajuda a:

  • organizar processos
  • Melhore a eficiência do processo
  • melhorar constantemente

Encorajamos todas as organizações que usam a ISO 9001 a migrar para a ISO 9001:2015 o mais rápido possível. Isso inclui não apenas organizações certificadas pela ISO 9001:2008, mas também quaisquer organizações envolvidas em treinamento ou certificação de terceiros.

A partir de 14 de setembro de 2018, as organizações atualmente registradas na ISO 9001:2008 tiveram que migrar para a norma 2015.

As diretrizes para a transição da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015 podem ser baixadas do International Accreditation Forum (IAF).

Quais tópicos a ISO 9001:2015 cobre?

A ISO 9001 é baseada na metodologia Plan-Do-Check-Act e fornece uma abordagem orientada a processos para documentar e revisar a estrutura, responsabilidades e procedimentos necessários para alcançar uma gestão de qualidade eficaz em uma organização. As diferentes seções da norma contêm informações sobre muitos tópicos, como:

  • Requisitos de QMS, incluindo informações documentadas, planejamento e especificação de interações de processo
  • Responsabilidade pela gestão
  • Gestão de recursos, incluindo recursos humanos e ambiente de trabalho da organização
  • Realização do produto, incluindo etapas desde o projeto até a entrega
  • Medição, análise e melhoria do SGQ por meio de atividades como auditorias internas e ações corretivas e preventivas

As alterações introduzidas na revisão de 2015 da ISO 9001 destinam-se a garantir que a ISO 9001 seja continuamente adaptada aos ambientes em mudança nos quais as organizações operam.

Algumas das principais atualizações da ISO 9001:2015 incluem:

  • A introdução de uma nova terminologia
  • Reestruturando algumas das informações
  • Uma ênfase no pensamento baseado em risco para melhorar a aplicação da abordagem de processo
  • Aplicabilidade aprimorada para serviços
  • Requisitos de liderança mais altos

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

A ISO 9001 é a única norma da série ISO 9000 que as organizações podem certificar. A obtenção da certificação ISO 9001:2015 significa que a organização demonstrou as seguintes características:

  • Atende às diretrizes da norma ISO 9001
  • Atende aos seus próprios requisitos
  • Atende aos requisitos do cliente, bem como aos requisitos estatutários e regulamentares
  • Mantém registros

A certificação ISO 9001 pode aumentar a credibilidade de uma organização ao demonstrar aos clientes que seus produtos e serviços atendem às expectativas. Em alguns casos ou em determinados setores, a certificação é exigida ou exigida por lei. O processo de certificação inclui a implementação dos requisitos da norma ISO 9001:2015, seguida de auditoria de registro bem-sucedida, confirmando que a organização atende a esses requisitos.

Ao iniciar os preparativos para a certificação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001, as organizações devem considerar o seguinte:

  • Custos do registrador relacionados a auditorias de registro, supervisão e recertificação da ISO 9001
  • O nível atual de conformidade com os requisitos da ISO 9001
  • A quantidade de recursos que a empresa destinará a este projeto para desenvolvimento e implementação
  • A quantidade de suporte que será exigida do consultor e os custos associados

Fonte: https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/i

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *