7 Ferramentas de Gestão da Qualidade essenciais para alcançar resultados

Ferramentas de Gestão da Qualidade
Ferramentas de Gestão da Qualidade

Ferramentas de Gestão da Qualidade – Saiba quais são as 7 ferramentas alcançar resultados.
Primeiramente podemos dizer que para implantar um sistema de gestão da qualidade é necessário o uso de ferramentas da qualidade, metodologias para identificação e gerenciamento de problemas.

Isso significa que projetar e implementar soluções se torna muito mais fácil usando essas técnicas. Então confira conosco quais são as 7 ferramentas:

Histograma

Usado para apresentar dados sobre os resultados obtidos em um determinado período. Normalmente, o histograma fica exibido como um gráfico de barras. É uma ferramenta básica para análise estatística.

Diagrama de Pareto

Assim como um histograma, este também é um gráfico de colunas, porém, em um Diagrama de Pareto, os resultados a serem analisados ​​sempre serão ordenados do maior para o menor para determinar o que deve ser priorizado para resolução. Os eventos podem ser defeitos ou problemas frequentes.

Diagrama de Ishikawa


Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe, trata-se de um gráfico elaborado para organizar as causas e efeitos do problema principal, devendo mostrar todas as possibilidades e elementos que podem ter contribuído para a ocorrência.

Carta de controle

Um gráfico de controle é um gráfico mais focado em monitorar o processo e suas variáveis. Os desvios padrão podem estar identificados e mapeados durante o desenvolvimento do projeto.

Fluxograma


Indispensável na reestruturação e mapeamento de processos, um fluxograma é indicado para mostrar a sequência ou trajetória de desenvolvimento do projeto.

Ou seja, muito útil na hora de desenhar as etapas de produção, onde você pode visualizar o diagrama de tarefas e atividades.

Diagrama de dispersão


Também conhecido como gráfico de correlação, um diagrama de dispersão revela a relação entre duas variáveis ​​no sentido de mostrar o que acontece com uma variante quando a outra muda. Portanto, podemos definir esta ferramenta como essencial na descoberta de causa e efeito para um determinado evento.

Folha de verificação

Ferramenta essencial para acompanhamento de processos e etapas, a planilha de verificação segue o modelo de checklist, com uma lista ou planilha onde todos os itens são mapeados para o checklist.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a gestão da qualidade e suas ferramentas? Portanto, esteja preparado para usá-los em seu negócio.

A implementação dessas técnicas permite maior controle sobre os processos e orienta a tomada de melhores decisões.

A partir do momento em que é possível planejar e controlar o que está acontecendo, propor soluções baseadas no sistema de qualidade torna-se um processo natural na gestão da sua empresa.

Resultado na Aplicação das Ferramentas de Gestão da Qualidade

Portanto, aplicadas corretamente, as sete ferramentas podem levar uma organização a:

  • Elevar o nível de qualidade através da resolução eficaz de problemas; Reduzir custos com produtos e processos mais uniformes; Faça projetos melhores;
  • Melhorar a colaboração em todos os níveis da organização;
  • Identificar problemas existentes em processos, fornecedores e produtos;
  • Identificar as causas profundas dos problemas e resolvê-los eficazmente, etc. É importante saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois só assim é possível obter bons resultados.

Manual da Qualidade

Manual da Segurança do Trabalho

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *